Notícias

Região da Calábria recebe exposição de “gênios” do barroco italiano

Dois gênios do Barroco italiano vão se encontrar depois de mais de três séculos. Considerado o evento artístico e cultural do ano na Calábria, a mostra “Guercino e Mattia Preti em confronto. A nova linha da arte barroca” abriu suas portas em Taverna, na província de Catanzaro.   

A exposição, com curadoria do Museu Cívico de Taverna (que neste ano completou 25 anos de existência) e da Pinacoteca de Cento, de Ferrara, cidade natal de Guercino, proporciona uma rota entre igrejas e museos da cidade e permanecerá disponível ao público até novembro deste ano.   

Na Calábria chegaram 14 obras – oito pinturas e seis desenhos – realizadas por Giovanni Francesco Barbieri, conhecido por Guercino. Entre o final do ano até o início de 2018, no entanto, a mostra também será realizada na região da Emília-Romanha, onde serão expostas algumas obras significativas do artista.   

Conhecido como “Il Cavalliere Calabrese”, não só porque nasceu na Calábria, mas também porque foi feito cavaleiro da Ordem de Malta pelo papa Urbano VII, Mattia Preti terá suas obras confrontadas. Com grande valor artístico, a comparação se dá pelo fato do artista entrar em contato com Guercino logo após se tornar profissional.   

As pinturas de Guercino poderam ser admiradas juntamente com as de Preti. Entre as obras estão o “San Giovanni Battista”, o “Cristo ressuscitado aparece à Virgem Maria”, a “Nossa Senhora do Carmo e Santo Alberto”, entre outras. A mostra permanecerá aberta ao público até 16 de novembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios