Gastronomia

Região italiana da Emilia-Romagna investe em museus de comidas e bebidas

A região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, investe cada vez mais em museus especializados em contar a história dos alimentos e bebidas que fazem parte da cultura local.

O governo regional lançou o documento “Museus do Paladar e do Mundo Rural”, que mostra que há 73 estabelecimentos do tipo na região, sendo que 28 deles foram abertos nos últimos dois anos. Ao todo, eles representam 13% de todo o complexo cultural da Emilia-Romagna.

Do mundialmente famoso queijo Parmigiano Reggiano, ao molho de tomate e ao gelato, os museus também mostram as técnicas de cuidado e recuperação da terra, da produção de pães e até a influência das viagens marítimas na alimentação.

Na divisão apresentada no documento, 26 são museus do paladar – que levam os visitantes para conhecer a “dimensão cultural da comida”, os métodos tradicionais de produção de itens típicos, com a possibilidade de provar e comprar os produtos – e os outros 47 são voltados para o mundo rural.

Sobre esses últimos, o governo ressalta que eles são “um vasto patrimônio etnográfico de folclore e da tradição cidadã”.

“Locais ricos de objetos e testemunhos onde se manifestam a transmissão de uma longa história de trabalho e de antigas habilidades, de migração, das recuperações, de transformações das práticas culturais, de características e mutações das famílias”, ressalta.

Para os assessores de Agricultura, Alessio Mammi, e da Cultura da Emilia-Romagna, Mauro Felice, os locais “unem a excelência enogastronômica e as riquezas do mundo real com a possibilidade de fruição a todos os que querem conhecer as belezas da nossa região”.

“Visitar esses locais significa enfim descobrir de perto um território rico de sugestões inesperadas, adquirir instrumentos particulares de leitura das paisagens rurais, com a possibilidade de degustar esses produtos de qualidade que tornaram a nossa região famosa em todo o mundo”, dizem os assessores no comunicado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios