Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Relação entre Vaticano e comunidade judaica italiana fica tensa
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Relação entre Vaticano e comunidade judaica italiana fica tensa
Notícias

Relação entre Vaticano e comunidade judaica italiana fica tensa

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O Vaticano procurou minimizar as tensões nas relações católico-judaicas, depois de um importante rabino italiano ter acusado o papa Bento XVI de apagar 50 anos de diálogo e anunciado o boicote de um evento chave para a Igreja.

Elia Enrico Richetti, rabino chefe de Veneza, disse que os judeus italianos vão boicotar uma celebração anual do judaísmo promovida pela Igreja Católica, marcada para 17 de janeiro, em parte devido à reintrodução no ano passado de uma oração que pede a conversão dos judeus.

https://www.provincia.biella.it/

"Se acrescentamos (à oração) as declarações recentes do papa de que o diálogo é inútil porque a fé cristã é superior, fica claro que estamos indo no sentido de cancelar 50 anos de história da Igreja", escreveu o rabino no periódico jesuíta Popoli.

Foi o sinal mais recente da turbulência no diálogo entre católicos e judeus, que vem sendo testado em relação a vários pontos, desde a reação ao cerco da Faixa de Gaza por Israel até a volta das discussões sobre o papel exercido pelo papa Pio XII em ajudar os judeus durante o Holocausto.

O cardeal Walter Kasper, autoridade do Vaticano encarregado das relações com os judeus, se disse surpreso com as declarações de Richetti e defendeu o histórico do papa Bento XVI em buscar o diálogo.

Kasper sugeriu que os problemas com os judeus parecem estar restritos principalmente à Itália. "Infelizmente aqui na Itália temos alguns problemas, uma suscetibilidade especial que não encontramos na França, Alemanha ou América do Norte", disse Kasper ao jornal La Stampa.

Adotando tom moderado, o rabino chefe de Roma, Riccardo Di Segni, concordou que o diálogo "deve avançar, a despeito das dificuldades" e reconheceu que o papa fez algumas contribuições nesse sentido.

No ano passado o Vaticano revisou uma oração latina contestada usada por católicos tradicionalistas. Mas judeus criticaram a nova versão porque ela ainda diz que eles deveriam reconhecer Jesus Cristo como o salvador de todos os homens e manteve um chamado subjacente à conversão.

Outro fator que vem provocando tensão nas relações é o papa Pio XII, que, segundo alguns judeus, ignorou o Holocausto. O Vaticano afirma que ele trabalhou nos bastidores, sem alarde, para salvar judeus.

https://www.provincia.biella.it/

O papa Bento XVI pode visitar locais da Terra Santa em Israel e na Cisjordânia ocupada em maio, mas alguns diplomatas dizem que o cerco da Faixa de Gaza por Israel coloca a viagem em dúvida.

Na semana passada um dos principais assessores do papa, o cardeal Renato Martino, provocou a ira de Israel ao descrever a Faixa de Gaza como "um grande campo de concentração".

Você pode se interessar também por ...

União Europeia diz que espera “cooperação construtiva” com novo governo italiano
ESTUDO ITALIANO: Cérebro sabe “ver” sem precisar dos sentidos
Polícia italiana prende pessoas acusadas de ligação com o terrorismo internacional
Giuseppe Conte e Putin debatem crise na Líbia
Esportes: Na Copa da Uefa, a Udinese é a última esperança italiana para apagar a péssima imagem
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?