Notícias

Salvar migrantes deu “prestígio” à Itália, diz presidente

Sergio Mattarella defendeu papel da Marinha no Mediterrâneo

Em uma declaração que vai de encontro às restritivas políticas migratórias do governo, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, disse que o resgate de migrantes no mar dá “prestígio” ao país.

A frase foi dita durante um encontro do chefe de Estado com integrantes da Marinha Militar, que já salvou milhares de pessoas da morte no Mediterrâneo Central, a rota migratória mais fatal do planeta na atualidade.

“A ação da Marinha é fundamental, é a ação que garante a segurança de nosso país, de seus mares e suas costas. A segurança em geral, a manutenção da paz, a liberdade de navegação e comércio, a segurança da infraestrutura e o salvamento de vidas humanas – nos últimos anos com muita intensidade -, que deu prestígio a nosso país”, disse Mattarella.

Embora cobre uma postura mais ativa da União Europeia na crise migratória, o presidente da República é defensor de políticas de acolhimento e já chegou a dizer que os migrantes são “novos escravos”.

O governo italiano, por outro lado, fechou os portos para ONGs que operam no Mediterrâneo e reduziu os fundos destinados a políticas de acolhimento de migrantes e refugiados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios