Notícias

POLÍTICA: Meloni promete governo “respeitável” na Itália

A futura premiê da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu com parlamentares eleitos por seu partido, às vésperas da posse da nova legislatura no Parlamento.

A assembleia ocorreu na sede da Câmara dos Deputados, em Roma, e teve como objetivo afinar o discurso da legenda de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), que em breve assumirá o comando do governo nacional.

“Eu disse isso aos nossos aliados e digo também para vocês, que são a equipe do Irmãos da Itália no Parlamento: vamos dar vida a um governo respeitável e de altíssimo nível. Não há espaço para questões secundárias em relação a esse objetivo”, afirmou Meloni a seus correligionários.

A deputada acrescentou que a vitória do FdI causou “curto-circuito na esquerda e no mainstream”. “Somos algo completamente diferente de tudo o que se viu até agora. Não nos inspiramos em ninguém, mas queremos ser um modelo de inspiração para outros”, disse.

O partido de Meloni foi o mais votado nas eleições de 25 de setembro e lidera uma coalizão conservadora que terá ampla maioria na Câmara e no Senado. Essa aliança inclui a ultranacionalista Liga, de Matteo Salvini, e o moderado Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi.

“Sabemos da responsabilidade por esse desafio e pretendemos enfrentá-lo com seriedade e capacidade. Vamos mirar no topo, e desejo a vocês que vivam cinco anos de orgulho e de vitórias”, concluiu.

A nova legislatura toma posse em 13 de outubro, o que dará início às consultas do presidente da República, Sergio Mattarella, com os partidos para a formação do novo governo. A expectativa é de que, com uma maioria ampla no Parlamento, Meloni seja nomeada como premiê pelo chefe de Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios