
O Senado italiano aprovou por uma grande maioria a nova lei eleitoral para o próximo pleito europeu, em 6 e 7 de junho, que inclui a introdução de um mínimo de 4% dos votos para que os partidos possam ter representação parlamentar.
Além disso, o novo sistema eleitoral introduz as listas abertas para que os eleitores possam escolher seus próprios representantes no partido.
O projeto de lei, que substitui o sistema eleitoral de 1979 para o pleito europeu, foi aprovado com o apoio de grande parte da oposição, pois foram obtidos 230 votos a favor, apenas 15 contra e 11 abstenções.
Durante o debate da lei, mostraram-se contrários a este sistema os representantes dos partidos menores, já que a barreira de 4% impedirá sua representação no Parlamento Europeu.
O sistema eleitoral para o pleito europeu era, até hoje, totalmente proporcional.
Este novo sistema eleitoral pretende conseguir uma menor fragmentação política na representação da Itália no Parlamento Europeu, onde agora conta com 18 delegações.