Notícias

Sicília declara estado de calamidade após erupção do Etna e terremoto

O governador da região da Sicilia, Nello Musumeci, antecipou que enviará uma declaração de estado de calamidade ao governo da Itália, depois que um terremotode magnitude 4,8 na escala Richter atingiu a província de Catânia, deixando dez pessoas levemente feridas e provocando danos e desmoronamentos. O cismo foi causado por uma erupção do vulcão Etna, o mais ativo da Europa, na véspera de Natal.

O responsável pelo governo de Catânia, Claudio Sammartino, criou um gabinete de crise em coordenação com a Proteção Civil. Entre outras coisas, o órgão está tomando providências para que escolas e ginásios sejam abertos para receber as centenas de pessoas que tiveram que deixar suas casas, que foram destruídas ou danificadas pelo tremor.

O governo da Sicília informou que cerca de 600 pessoas terão de ser hospedadas nesses locais ou em hotéis próximos à região. O terremoto sacudiu a região ao Sul da Itália na madrugada quarta-feira, às 3h18 locais (0h18 em Brasília). O tremor teve como epicentro as localidades de Viagrande e Trecastagni, com uma profundidade de um quilômetro, informou o Observatório do Etna do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios