Notícias

Silvio Berlusconi diz que apoiaria Mario Draghi para Presidência da Itália

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi disse que apoiaria o chefe do Banco Central Europeu, Mario Draghi, se fosse indicado para disputar a Presidência do país, possibilidade que foi descartada pelo BCE.

Berlusconi, que vai liderar uma coalizão de centro-direita nas eleições nacionais de fevereiro, disse que o ex-presidente do Banco da Itália (banco central) seria um bom sucessor para o atual chefe de Estado Giorgio Napolitano, que vai deixar o cargo em maio.

"Absolutamente sim, se houver uma maioria que propusesse (Draghi)… eu votaria nele", disse Berlusconi em entrevista a um programa de TV.

Em Frankfurt, o BCE disse que Draghi está comprometido em cumprir seu mandato à frente do banco.

"O mandato de Mario Draghi como presidente do BCE é de oito anos até 31 de outubro de 2018. Ele está comprometido a cumprir seu mandato por completo", disse um porta-voz do banco.

Berlusconi, cuja coalizão está se aproximando nas pesquisas dos rivais de centro-esquerda, disse anteriormente que tinha um candidato em mente para ser o próximo presidente que seria aceito pela esquerda, mas não revelou o nome.

Draghi, que é amplamente respeitado na Itália, sucedeu Jean-Claude Trichet como chefe do BCE em 2011.

O próximo presidente da Itália será escolhido após as eleições, que acontecem em 24 e 25 de fevereiro. O presidente é escolhido para um mandato de sete anos em uma sessão conjunta das duas Casas do Parlamento, junto com representantes das 20 regiões.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios