Notícias

GRAVE CRISE ECONÔMICA: Greve geral atinge vários países europeus contra as medidas de austeridade

Cinco das principais nações europeias foram afetados por uma greve geral organizada por sindicatos que protestam contra o arrocho fiscal, dos salários e dos gastos públicos implantados para combater o déficit público e a crise na zona do euro. As paralisações acontecem na Espanha, França, Portugal, Grécia e parte da Itália, além de Malta e Chipre.

Em Portugal, ocorreram protestos massivos nas ruas contra as medidas de austeridade e a "troika" – grupo formado por União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), que supervisiona a aplicação das reformas em troca de ajuda financeira. Na Grécia, as manifestações já desde a última terça-feira.

Na Espanha, é a segunda greve geral deste ano, convocada pelos sindicatos para protestar contra a política econômica do governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy. Os sindicatos majoritários CCOO, UGT e USO atraíram a população para tentar frear o que chamam de "o suicídio econômico e social" da política do governo.

Os trabalhadores convocam, além disso, a lutar contra o desemprego e a pobreza, que tem atingido as maiores taxas das últimas décadas. O Executivo, por sua vez, assegura respeitar o direito de greve, mas lamenta os danos que o movimento poderá provocar à imagem da Espanha no exterior, além do prejuízo que trará para uma economia em recessão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios