Notícias

Silvio Berlusconi pede investigação sobre ataque israelense

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pediu uma investigação "completa e imparcial" sobre o ataque israelense contra uma frota turca, cometido na última segunda-feira e que deixou pelo menos dez mortos.

"A dinâmica dos fatos deverá ser objeto de uma investigação completa e imparcial, como já solicitaram a União Europeia e as Nações Unidas", disse Berlusconi, em uma nota divulgada pelo governo italiano.

No comunicado, o primeiro-ministro também se disse "preocupado" com o episódio, "que causou numerosas vítimas civis", e expressou suas "condolências as famílias das vítimas".

"O governo está em atividade para obter informações sobre nossos conterrâneos, para os quais já pedimos o imediato retorno [à Itália]", continuou.

"Esperamos que sejam evitadas ações suscetíveis que possam aumentar a tensão e que comprometam o diálogo, e convidamos Israel a dar um sinal decidido pela solução da situação humanitária em Gaza", enfatizou o premier.

Segunda, logo após a agressão, o governo italiano exprimiu seu repúdio por meio da Chancelaria. "É um fato absolutamente grave", disse o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, na ocasião.

A frota de seis navios partiu de Chipre e transportava cerca de dez toneladas de insumos médicos e casas pré-fabricadas, além de um grande número de ativistas de direitos humanos. As embarcações foram atingidas quando tentaram passar por um bloqueio marítimo de Israel, em águas internacionais.

Por sua vez, o governo de Israel decidiu expulsar todos os ativistas detidos após o ataque. A informação foi confirmada ontem por fontes políticas locais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios