Notícias

Silvio Berlusconi recria partido que o elegeu premier

Os líderes do Povo da Liberdade (PDL), partido liderado pelo ex-premier Silvio Berlusconi, aprovaram de forma unânime a suspensão das atividades da sigla e o relançamento da Forza Italia (FI), legenda criada pelo Cavaliere em 1994 e que estava extinta desde 2009.

Apesar de Berlusconi já ter anunciado há alguns meses a intenção de recriar o partido que o levou por três vezes ao cargo de primeiro-ministro, a decisão foi oficializada somente agora.

Segundo um comunicado divulgado pela presidência do PDL, o FI é um movimento no qual muitos italianos ainda depositam a "grande esperança de realizar uma verdadeira revolução liberal e de enfrentar a opressão judiciária, burocrática e fiscal". "Forza Italia é uma ideia, um projeto nacional que une a todos e defende os valores da nossa tradição cristã, os valores da vida, da família, da solidariedade e da tolerância", diz a nota.

Assim como anteriormente, o presidente da sigla será o ex-premier, que ganhou plenos poderes políticos e jurídicos para adotar os procedimentos necessários para o seu processo de refundação. Em uma coletiva de imprensa, Berlusconi anunciou que a legenda continuará fazendo parte do governo de coalizão de Enrico Letta. No entanto, ele ressaltou que se o Partido Democrático (PD), ao qual pertence o atual primeiro-ministro, votar a favor de sua cassação no Senado, será "muito difícil continuar a colaborar".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios