Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Soldados italianos mortos no Afeganistão haviam chegado de férias
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Soldados italianos mortos no Afeganistão haviam chegado de férias
Notícias

Soldados italianos mortos no Afeganistão haviam chegado de férias

Fabio Botto
Compartilhar
Soldados italianos mortos no Afeganistão
Compartilhar

Soldados italianos mortos no AfeganistãoOs soldados italianos que morreram na explosão de um carro-bomba no centro de Cabul, no Afeganistão, tinham entre 26 e 37 anos, e dois deles haviam voltado há pouco de férias na Itália. Uma das vítimas é o sargento maior Roberto Valente, que estava em sua última missão no Afeganistão.

https://www.provincia.biella.it/

 

Ele tinha conseguido uma transferência de Livorno, onde servia no 186º Regimento de Paraquedistas Folgore, para a prisão militar de Santa Maria Cápua Vetere, na província de Caserta. O objetivo era, depois de dez anos, ficar mais perto da família, que mora em Nápoles. 

Valente, de 37 anos, tinha acabado de voltar de 15 dias de férias e ficaria no Oriente Médio até outubro ou novembro.

 

"Meu marido era um paraquedista, estou orgulhosa dele", disse a esposa do militar, Stefania Giannatasio. Os dois tinham um filho de dois anos. O sogro do sargento, Giovanni Giannattasio, disse que antes de embarcar para o Afeganistão ele deixava transparecer que estava preocupado com a missão. "Roberto era sereno porque fazia seu trabalho, gostava de servir e sempre fez o melhor.

 

A preocupação transparecia, porque ninguém está tranquilo lá [no Afeganistão]. Infelizmente ele aceitou essa missão", lamentou. 

https://www.provincia.biella.it/

 

Também o primeiro capitão maior Massimiliano Randino tinha voltado de 12 dias de licença. No momento do atentado acabara de chegar a Cabul. Com 32 anos e casado há cinco, Randino era natural de Pagani, na província de Salerno. Tinha dez anos de serviço militar e estava em sua terceira missão no Afeganistão. 

O líder da patrulha era o tenente Antonio Fortunato, de Lagonegro, na província de Potenza. Tinha 35 anos e completaria dez anos de casado em dezembro. Ele e a mulher, a professora Gianna Passeri, tinham um filho de sete anos e moravam em Badesse, próximo a Siena, onde Fortunato servia. 

 

Outra das vítimas foi o primeiro capitão maior Giandomenico Pistonami, de 28 anos. Nascido em Orvieto, em Terni, mas tendo morado a vida toda em Lubriano, em Viterbo, estava noivo e esperava juntar dinheiro com o trabalho no Afeganistão para casar. 

Pistonami era filho único e morava com os pais na periferia de Lubriano. De acordo com um amigo da família, o soldado devia retornar em 40 dias para a Itália. Ele participava de missões no Oriente Médio há quatro anos. 
 

Em agosto, Pistonami deu uma entrevista à revista L'Espresso falando sobre seu trabalho no Afeganistão. Disse que sua função era a "mais importante" e perigosa porque era artilheiro — o homem que fica no topo do carro e por isso está mais exposto a ataques quando a patrulha sai. 

 

"Faço a escolta de materiais e pessoas. O meu papel é o mais importante da patrulha: tenho mais campo de visão e audição, com um gesto posso parar os carros que passam", declarou na ocasião. Neste atentado, porém, ele não conseguiu parar a Toyota branca que continha as bombas. 

Os soldados mais jovens eram o primeiro capitão maior Matteo Mureddu, de Oristano, de 26 anos, filho de um pastor e que deixa uma irmã e um irmão [também paraquedista da Folgore na divisão de Pisa]; e o primeiro capitão maior Davide Ricchiuto, também de 26 anos. 

 

Ricchiuto nasceu em Glarus, na Suíça, quando seu pai migrou para o país por um curto período. Hoje a família mora em Tiggiano, no sul de Salento. Ele era o motorista da patrulha. 

Além dos seis soldados mortos, há quatro italianos feridos — três deles pertencem ao 186º Regimento do Exército e o outro à Aeronáutica.

Você pode se interessar também por ...

Senadora gera polêmica na Itália ao relacionar mulheres à maternidade
Popularidade de Silvio Berlusconi segue em queda livre na Itália
Itália quer aumentar comécio com América Latina
Governo italiano protesta contra espanhol como enviado da Otan no Mediterrâneo
Papa Francisco está “muito desapontado” com novo escândalo no Vaticano
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?