Notícias

Terremotos deformaram área de 600 km² na Itália

Os terremotos ocorridos em 26 e 30 de outubro na Itália deformaram uma área de 600 km², de acordo com dados.

As imagens das zonas destruídas foram coletadas pelo satélite radar Sentinel 1, do programa europeu Copernicus, e analisadas pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). Em algumas áreas, a terra afundou 70 centímetros. No dia 26 de outubro, um abalo sísmico de 5,5 graus sacudiu a região central da Itália. No dia 30, outro terremoto com magnitude maior, de 6,5 graus na escala Richter e epicentro próximo a Nórcia, na Úmbria, voltou a apavorar os italianos.   

Este foi o tremor de terra mais forte já registrado na Itália desde 1980. As primeiras imagens de satélite comparando o antes e o depois do terremoto em Nórcia foram divulgadas ontem. O município de quase 6 mil habitantes foi devastado e pelo menos um imóvel desabou em cada quarteirão. O centro geológico da Itália informou que a terra continua tremendo e que, desde o dia 26, foram registradas 21,6 mil réplicas. Isso porque o país já tinha sofrido um outro abalo sísmico, em 24 de agosto, que provocou a morte de 300 pessoas.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, anunciou hoje que o Conselho de Ministros aproverá na sexta-feira um outro decreto com medidas de reconstrução, envio de dinheiro e prazos para as obras pós-terremoto. "Vamos reconstruir tudo, a começar pela Igreja de São Bento, padroeiro da Europa", garantiu o premier. "Não será um desafio fácil, nem breve. Mas colocamos em vigor uma estrutura que superará todas as dificuldades e construirá tudo como era", disse Renzi. O premier também garantiu que não aumentará o déficit italiano com as obras de reconstrução do terremoto. "Os recursos já tinham sido destinados no plano plurianual. Para 2017, há uma margem de 3 bilhões de euros, que se torna de 5 a 6 bilhões em 2018", explicou. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios