Notícias

Tesouro italiano vende bônus de 3,5 bilhões de euros

O Tesouro da Itália vendeu 3,5 bilhões de euros em bônus Btp trianuais (com vencimento da terceira tranche em maio de 2016), com uma taxa de retorno (yield) em queda e abaixo de 2% em leilão nesta segunda-feira.

O rendimento médio caiu para 1,92%, dos 2,29% do leilão em abril. A demanda alcançou 4,6 bilhões de euros. O Tesouro também vendeu o novo títuto CctEu (balizado na taxa Euribor) com vencimento para novembro de 2018, levantando 3 bilhões de euros, o alvo máximo previsto. O rendimento médio (taxa de retorno) ficou ao redor de 2,44%. A última emissão semelhante desses títulos aconteceu março de 2012, quando foram levantados 4,06 bilhões de euros.

O Tesouro italiano também vendeu nesta segunda-feira bônus Btp a 15 anos (com a 16 tranche vencendo em março de 2026) por 1,5 bilhão de euros, o máximo previsto, com um yield em queda a 4,07%, dos 4,55% pagos no leilão em fevereiro. A demanda alcançou 2,23 bilhões de euros. Na manhã desta segunda-feira, a Bolsa de Valores de Milão operava em queda. O índice Ftse Mib cedia 0,69%, pressionado pelo setor bancário, enquanto o spread entre o bônus italiano Btp e o Bund alemão se alargou em oito pontos-base, ao se aproximar de 260 pontos-base.

A baixa era liderada pela venda das ações do banco Monte Paschi di Siena (-2,65%) e Banca Popolare (-2,06%). As vendas de papéis da Telecom Italia (-2,32%) e da Fiat (-2,06%) também pesavam. Já as ações da Mediaset subiram 0,9% e da Atlantia tinham alta de 1,13%. O spread entre o Btp e o Bund voltou a ficar acima dos 260 pontos-base (em 262 pontos-base hoje) após os leilões dos bônus Btp e Ccteu. A taxa de retorno do Btp, em dez anos, ficou em alta, a 3,96%. Como comparação, a diferença entre os bônus espanhóis de dez anos e o alemão chega a 291 pontos-base, com yield de 4,26%. Já as Bolsas de Valores da µsia fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira. A Bolsa de Tóquio, com o enfraquecimento do iene frente ao dólar, fechou com alta de 1,20% no índice Nikkei. As bolsas chinesas fecharam em queda, após a divulgação de dados inferiores às expectativas, da parte do governo chinês, da produção industrial em abril. A Bolsa de Hong Kong fechou em queda de 1,1% no índice Hang Seng. O índice Xangai Composto, da Bolsa Valores de Xangai, fechou em queda de 0,2%. As outras bolsas da região, como Sydney (+0,08%), Seul (+0,2%) e Cingapura (-0.09%) tiveram variações pequenas nesta segunda-feira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios