Notícias

Itália buscará flexibilização orçamentária em cúpula da União Europeia, diz ministro

A Itália planeja pedir a seus parceiros europeus que concordem em conceder mais flexibilidade aos Estados que ficaram próximos de equilibrar seus orçamentos, a fim de elevar o déficit para financiar o investimento público, afirmou o ministro italiano para Assuntos Europeus, Enzo Moavero.

A Itália espera atingir um equilíbrio orçamentário em termos estruturais ou de crescimento ajustado em 2013, em linha com metas pactuadas com seus parceiros europeus em 2011.

Em termos nominais, o país registrou déficit de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, abaixo dos 3,8 por cento de 2011 e no limite máximo estabelecido pela União Europeia.

No entanto, com a economia em profunda recessão, tem havido uma pressão crescente na esteira das eleições inconclusivas do mês passado para um afrouxamento das medidas de austeridade impostas para se atingir a meta.

"A ideia é de um degrau limitado de tolerância para aqueles que vierem entre zero e 3 por cento", disse Moavero a jornalistas nos bastidores de encontros prévios à reunião do Conselho Europeu na quinta-feira.

"Em uma situação como essa, pode haver espaço para um degrau limitado de tolerância para gastos públicos que poderiam resultar em uma limitação do déficit para o investimento produtivo", completou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios