Notícias

Tribunal de Milão determina perícia médica em Berlusconi

O Tribunal de Milão determinou a realização de uma perícia médica no ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, que desde o ano passado vem usando alegados problemas de saúde para adiar audiências de processos por corrupção de testemunhas.

A decisão foi tomada após a defesa de Berlusconi ter pedido o adiamento de uma sessão marcada esta quarta, afirmando que o ex-premiê precisa de “repouso absoluto para evitar o recrudescimento” de episódios de  “fibrilação atrial cardíaca”.

O Tribunal de Milão concordou em remarcar a audiência para 15 de setembro, mas vai nomear uma equipe de peritos independentes para avaliar a condição de saúde do ex-primeiro ministro. “Queremos indicar um cardiologista e um psiquiatra”, afirmou o presidente da sétima seção penal da corte, Marco Tremolada.

Berlusconi é réu no Tribunal de Milão em um processo por corrupção judiciária, acusado de subornar garotas de programa que participavam das noitadas em suas mansões – apelidadas de “bunga-bunga” – para que elas mentissem em depoimentos à Justiça.

Além disso, Berlusconi também é réu em processos semelhantes em Siena e Roma, cujas próximas audiências estão marcadas, respectivamente, para 21 de outubro e 2 de novembro. No caso de Siena, a próxima sessão deve ter a divulgação da sentença e já foi adiada oito vezes devido aos alegados problemas de saúde do ex premiê.

“O quadro de Berlusconi é compatível com a velhice, é o quadro de um homem que teve muitas doenças ao longo de sua vida e que, se não fosse apoiado por uma série infinita de médicos e advogados, estaria aqui para ser processado”, afirmou a procuradora-adjunta de Milão, Tiziana Siciliano, ao defender a continuação do julgamento.

Além disso, Siciliano lembrou que Berlusconi participou de compromissos políticos nas últimas semanas, indicando que seu quadro não é tão grave. Em maio passado, a audiência do processo em Milão chegou a ser adiada porque documentos apresentados pela defesa descreviam uma “gravíssima situação psicológica” ligada a uma “patologia depressiva”.

Os atestados fornecidos pelos advogados do ex-primeiro-ministro ainda citam “diabetes” e “gota”. Após a convocação da perícia médica, um dos advogados de Berlusconi, Federico Cecconi, disse que a decisão do Tribunal de Milão é “equilibrada”.

Desde o fim do ano passado, o ex-premiê italiano passou por diversas internações, todas elas às vésperas de audiências de processos por corrupção de testemunhas. Dessa vez ele não chegou a ser hospitalizado, mas realizou uma série de exames e consultas nas últimas duas semanas.

Os casos que apuram a suposta compra de testemunhas são conhecidos na Itália como “Ruby ter” e são um desdobramento do processo “Ruby”, no qual Berlusconi foi absolvido dos crimes de prostituição de menores e abuso de poder.

O nome “Ruby” faz referência à modelo ítalo-marroquina Karima el Mahroug, pivô do escândalo sexual que abalou a imagem do ex-premiê. Entre 2010 e 2014, Berlusconi teria gastado mais de 10 milhões de euros para manipular testemunhas em seus julgamentos, segundo o Ministério Público.

O ex-primeiro-ministro já foi condenado em última instância por fraude fiscal, pena descontada com um ano de serviços sociais, e hoje é deputado do Parlamento Europeu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios