
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a União Europeia e não descartou a possibilidade de fechar um acordo comercial com o bloco.
O republicano afirmou que a UE vem sendo “muito gentil” ultimamente, além de ter indicado a iminência de selar um pacto com a Índia.
“Estamos muito próximos da Índia e, talvez, possamos chegar a um acordo com a UE, que foi brutal, mas agora está sendo muito gentil. Ela deseja chegar a um acordo, e será muito diferente do que temos há anos”, disse o mandatário americano, em entrevista ao Real America’s Voice.
Apesar dos comentários otimistas em relação aos europeus, Trump manteve a cautela ao mencionar que ainda “é muito cedo” para cravar a assinatura de um acordo com a UE.
Paralelamente, o bloco europeu estaria preparando uma lista de possíveis tarifas sobre serviços dos EUA, bem como controles de exportação, como parte de uma possível retaliação caso as negociações comerciais com Washington fracassem, informou o Wall Street Journal, citando duas fontes.
Uma das pessoas ouvidas pelo periódico enfatizou que a lista não afetará apenas as empresas de tecnologia dos EUA. Além disso, o documento não teria sido apresentado oficialmente pela Comissão Europeia aos Estados-membros da UE.