Notícias

Turismo industrial aumenta presença na Itália

A Itália é um país que conta com destinos que agradam a todos os tipos de pessoas, desde quem quer conhecer a sua natureza até os que desejam aproveitar sua cultura gastronômica. No entanto, um gênero de turismo que ainda é pouco conhecido e explorado é o industrial.

A nação europeia oferece centenas de museus, arquivos e antigas fábricas em algumas das empresas italianas mais conhecidas internacionalmente. É o caso, por exemplo, da Casa Buitoni, onde, desde 1827, eram testadas as famosas receitas de massas e molhos da "Mamma Giulia".

Para os gulosos, é possível visitar os museus do açúcar Pinin Pero, do alcaçus Amarelli e do vinho marsala Florio. Já para os apaixonados por carros, a Itália tem museus e fábricas de Ferrari, Lamborghini, Fiat, Alfa Romeo, Ducati, Piaggio, Moto Guzzi e Pirelli. Além disso, o país conta com o museu Fisogni, o primeiro do mundo a reunir tipos e marcas de gasolina.

"O poder evocativo das grandes marcas industriais italianas é inegável porque está ligado à história do nosso país e ao nosso 'saber fazer'", explicou Massimo Feruzzi, da JFC Consulenza Turistica e Territoriale, consultoria que fez uma pesquisa sobre o tema.

Feruzzi também afirmou que esse segmento do turismo pode se tornar importante para economia italiana. "De fato, em relação às 412 mil presenças turísticas atuais e a um faturamento anual de 25,1 milhões de euros, considerando apenas o setor hoteleiro, o valor potencial do turismo industrial é de mais de 1 milhão de turistas, o que é traduzido em cerca de 126,5 milhões de euros."

Ainda segundo a pesquisa, as regiões com a maior concentração desse tipo de destino são a Lombardia, o Vêneto e a Toscana, seguidas por Piemonte, Emilia-Romana, Lácio e Marcas. Além disso, o período entre março e maio é o favorito dos turistas para esse tipo de viagem, concentrando 42,9% do fluxo anual.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios