Notícias

Últimas pesquisas eleitorais confirmam vantagem da direita na Itália

No último dia para a publicação de pesquisas eleitorais para o pleito do próximo dia 25 de setembro na Itália, os partidos que formam o chamado “bloco de centro-direita” lideram a disputa entre os eleitores.

Quatro grandes levantamentos foram divulgados e, em todos, o ultranacionalista Irmãos da Itália (FdI) aparece à frente nas intenções de voto, com percentuais que variam entre 24,6% e 25,3%.

O valor é um empate técnico no limite da margem de erro (média de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos) com o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, que tem entre 20,5% e 22,4%.

No entanto duas das pesquisas realizadas, do YouTrend para a SkyTg24 e do Demos para o “La Repubblica” indicam que o percentual de indecisos ou que pretendem não votar passa de 40% na primeira e de 26% na segunda.

Além do FdI, fazem parte do bloco o ultranacionalista Liga, que aparece em terceiro com percentuais entre 12% e 13,3%, e o conservador Força Itália (FI), que fica entre 7,2% e 8%, na quinta colocação. Com isso, a plataforma obteria entre 43,8% e 46,6% das intenções de voto.

O quarto partido com mais intenções de voto é o populista Movimento 5 Estrelas (M5S), vencedor das eleições de 2018 com mais de 30% das escolhas dos italianos. Agora, a sigla aparece com apenas 13,3% a 14,5% das intenções.

Já a chamada “terceira via” formada pelos partidos centristas Ação e Itália Viva (IV) consegue também superar o limite de barreira para ter uma bancada no Parlamento, que é de 3% dos votos. Os dois juntos têm percentuais entre 5,1% e 6,8%.

As demais alianças políticas oscilam na margem da cláusula de barreira: Esquerda ItalianaEuropa Verde têm entre 2,6% e 3,4%. O Italexit, partido que prega a saída da Itália da União Europeia, tem entre 2% e 3%. Os demais ficam todos abaixo dos 3%.

As eleições antecipadas deste mês foram convocadas após o premiê Mario Draghi perder o apoio de parte da ampla coalizão política que o sustentava e que era formada por todos os grandes partidos italianos com exceção do FdI.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios