Notícias

Itália bate recorde de calor neste verão europeu, segundo a organização agrícola italiana Coldiretti

A temperatura média global nos continentes e nos oceanos foi este ano a mais elevada da história, desde que as medições começaram, informou a organização agrícola italiana Coldiretti.

"A volta do calor na península italiana acompanha o recorde mundial nos primeiros sete meses de 2010, durante os quais a temperatura média global, em terra e nos oceanos, foi a maior da história desde os primeiros levantamentos, que começaram em 1880", revelou a Coldiretti.

A citada organização se baseou nos dados preliminares recolhidos pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, de sua sigla em inglês) sobre os primeiros sete meses do ano e incluem os recordes de calor registrados sucessivamente durante vários meses e em regiões distintas.

A Coldiretti destacou que "a temperatura do período foi avaliada em 1,22 graus Fahrenheit (0,68 graus Celsius) acima da média do século XX. 

Os dados confirmam o ritmo da mudança climática, que está provocando graves danos e tragédias em muitos países, como Índia, Paquistão e China. Além dos deslizamentos de terra e chuvas torrenciais, se registrou pela primeira vez na história de Xangai uma temperatura de 40 graus Celsius.

Na Itália, julho se classificou em 6º lugar entre os meses mais quentes dos últimos 200 anos, com uma temperatura média de 2,18 graus acima do período 1961-1990, que é tomado como referência.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios