Variedades

Uma a cada quatro crianças está acima do peso na Itália

Uma criança a cada quatro na Itália está acima do peso, totalizando 2.130 milhões de menores de idade, acordo com dados revelados pelo Instituto Italiano de Estatísticas (Istat). A pesquisa, que avaliou o estilo de vida de crianças e jovem de 3 a 17 anos de idade, concluiu que 25,2% deles estão acima do peso.

O índice, referente aos anos de 2017 e 2018, é inferior aos 28,5% do período de 2010-2011, mas ainda assim gera preocupação nos médicos e especialistas, pois está muito acima da média europeia, que é de uma criança com sobrepeso a cada oito.

De acordo com o Istat, cerca 2 milhões de crianças e jovens italianos não praticam nenhum esporte ou atividade física, e 25% deles consomem diariamente doces e bebidas gaseificadas. Isso faz com que a Itália fique entre os países da Europa com o nível mais alto de obesidade entre crianças de 7 e 8 anos de idade. Chipre lidera a lista, com o sobrepeso afetando 20% dos jovens nessa faixa etária, seguido por Itália, Espanha (18%), Grécia e Malta, ambos com 17%. Na Itália, a obesidade atinge mais os meninos (27,8%) que as meninas (22,4%), e a faixa etária mais crítica é a de 3 a 10 anos, onde 30,4% das crianças estão acima do peso. O sul da Itália também lidera como região onde o sobrepeso é mais frequente entre as crianças. Na Campânia, 35,4% dos jovens na faixa etária de 3 a 10 anos sofrem com obesidade. Na Calábria, o índice é de 33,8%, seguida pela Sicília (32,5%) e Molise (31,8%). No noroeste italiano, o número cai para 18,8%.

De acordo com a análise do Istat, a obesidade infantil também está relacionada na Itália a fatores socioeconômicos: tendem a estar acima do peso as crianças e jovens que vivem em famílias com renda menores ou cujos pais não têm instrução. Nas famílias nas quais ao pais possuem ensino superior, o índice de obesidade infantil é de 19%, contra 30% das que os pais não completaram o ensino médio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios