Notícias

Unesco cria plano para proteger os “trulli de Alberobello”, na Puglia, sul da Itália

Os trulli de Alberobello, na Puglia, sul da Itália, serão beneficiados com um plano de valorização de todos os sítios inscritos na lista de patrimônios mundiais da Unesco, informou a cidade metropolitana de Bari.

O comunicado, assinado também pelo município de Alberobello e por representantes da Puglia, da Superintendência da região e do Ministério da Cultura italiano, esclarece que o plano de gestão da Unesco tem como objetivo “proteger, valorizar e gerir de forma integrada um dos símbolos mais representativos do patrimônio cultural local: os trulli”.

De modo geral, a proposta quer “garantir a proteção a longo prazo do bem, promovendo uma gestão sustentável, coordenada e participativa”. Para isso, o plano define objetivos, ações e ferramentas para a conservação do sítio, sua promoção cultural e turística, bem como o envolvimento das comunidades locais por meio de uma governança integrada entre órgãos e instituições competentes.

O documento referente aos trulli de Alberobello foi encaminhado à sede da Unesco em Paris, na França, para a implementação da iniciativa, que prevê a designação de um coordenador do sítio e a criação de um comitê diretor que envolverá todos os órgãos signatários.

Os trulli de Alberobello foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco em 1996. O sítio reúne a maior concentração do mundo de construções de pedra em formato de cone (trulli) com tecnologia milenar utilizadas como moradia ainda hoje. O local é um dos destinos turísticos mais populares do sul da Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios