Notícias

União Europeia chega a acordo sobre imigração com Ancara, diz fonte

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) e as autoridades da Turquia chegaram a um acordo sobre questões imigratórias, após dias de negociações com Ancara.   

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da República Tcheca, Bohuslav Sobotka, em sua conta no Twitter. O acordo prevê a repatriação à Turquia dos imigrantes que chegam de forma ilegal à Europa. A medida deve ser colocada em vigor em 20 de março.   

A UE, que tenta conter o fluxo de imigrantes, apelou por meses para que o país fizesse algo para ajudar a conter a situação. O continente enfrenta sua maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial (1939-1945).   

Em troca, a UE irá acelerar o desembolso de uma ajuda financeira a Ancara de cerca de 3 bilhões de euros. Além disso, será aberto um novo capítulo das negociações para a adesão da Turquia à UE. A nação fez seu pedido oficial em 14 de abril de 1987, mas, desde 1963 tenta se aproximar do bloco. Em 1995, Ancara assinou um acordo de união aduaneira com a UE e, em 1999, foi reconhecida oficialmente como candidata.   

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao apresentar aos 28 membros do bloco o esboço, teria pedido que a norma fosse aceita sem novas mudanças, como informaram fontes da UE, após dias de negociações. (Fonte: Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios