Notícias

União Europeia elogia gestão de crise migratória pela Itália

O poder Executivo da União Europeia elogiou a gestão da crise migratória pela Itália, em meio à polêmica por causa de críticas da França ao governo da premiê Giorgia Meloni.

“O que estamos vendo da Guarda Costeira italiana é realmente impressionante. Eles salvaram mais de 30 mil pessoas neste ano, estão fazendo um trabalho tremendo”, disse a comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, em entrevista à Euronews.

“Mas é importante dizer que a Itália não pode ficar sozinha. Nós precisamos apoiar a Itália”, acrescentou. O país enfrenta uma explosão nos fluxos migratórios no Mediterrâneo Central, com 44,7 mil pessoas resgatadas apenas em 2023, cerca de quatro vezes mais que no mesmo período de 2022.

Esse movimento fez aumentar a presença de deslocados internacionais na fronteira com a França, cujo ministro do Interior, Gérard Darmanin, afirmou que Meloni é “incapaz” de lidar com a emergência migratória.

A declaração abriu uma crise diplomática entre os dois países, e o ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, cancelou uma missão que faria em Paris na semana passada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios