Notícias

UNIÃO EUROPEIA: François Hollande e Angela Merkel pedem união da Europa para enfrentar crise

O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram às autoridades europeias que se unam para enfrentar as múltiplas crises que o continente enfrenta, como crise econômica, alto fluxo de imigrantes ilegais e o crescente sentimento nacionalista.

Em discurso ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, Hollande disse que "em todas as crises se manifesta o medo", mas que é preciso viver com esse sentimento sem ser dominado por ele.

"Esse debate não é sobre menos Europa ou mais Europa. É sobre a afirmação da Europa ou seu fim. Sim, seu fim", apontou. O francês acrescentou que, há 26 anos, a Europa ocidental recebeu os cidadãos do leste do continente "sem chamar-los de refugiados".

Segundo ele, a Síria, que enfrenta uma guerra civil, a ameaça dos jihadistas do Estados Islâmico (EI, ex-Isis), causando a fuga em massa de seu território, preocupa a todos, pois corre o risco de um "guerra total". Para Hollande, a situação do país pede a união de todos, inclusive Rússia e Irã, algo que desagrada a Comunidade Internacional, especialmente os Estados Unidos.

"Toda a Europa precisa dar uma alternativas [aos sírios] entre Bashar al Assad e o Estado Islâmico", concluiu. Merkel, por sua vez, disse estar contente que França e Alemanha estejam trabalhando pelos mesmos objetivos. "Agora estamos todos juntos, de esta plenária para a sociedade, para reforçar a idéia de Europa".

Segundo ela, o continente enfrenta "um teste de dimensões históricas". "Precisamos estar determinados para contribuir com a Europa na solução de crises".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios