Notícias

União Europeia rejeita hipóteses de “mudança territorial” em Gaza

A União Europeia afirmou que rejeita qualquer possibilidade de “mudança territorial” na Faixa de Gaza, após rumores de que o governo do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, teria decidido ocupar a totalidade do enclave palestino.

“A UE rejeita qualquer modificação demográfica e territorial contra o direito internacional. Gaza deve ser parte de um Estado da Palestina, e o Hamas não deve ter nenhum papel”, disse Anitta Hipper, porta-voz da Comissão Europeia, poder Executivo do bloco.

Ela ainda acrescentou que a situação humanitária no enclave é “insustentável” e que é “urgente garantir o fluxo de ajudas” para a população civil. “Houve alguns progressos, mas ainda há muito a se fazer”, declarou Hipper, em referência a um acordo entre Israel e UE para levar itens emergenciais para os palestinos.

Na última segunda-feira (4), a imprensa israelense publicou que o governo Netanyahu pretende ordenar a ocupação total de Gaza e que o plano teria recebido o aval do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Essa ideia, no entanto, enfrenta resistência de militares e de familiares dos reféns remanescentes em poder do Hamas, que temem que o grupo fundamentalista os execute na medida em que o Exército avançar no enclave.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios