Catolicismo RomanoNotícias

Vaticano julgará cardeal e mais nove por supostos crimes financeiros

A Justiça do Vaticano determinou que 10 pessoas, incluindo o cardeal Angelo Becciu, sejam julgadas por supostos crimes financeiros, incluindo peculato, lavagem de dinheiro, fraude, extorsão e abuso de poder, no âmbito do inquérito que apura a venda de um edifício em Londres.

“O presidente do Tribunal do Vaticano ordenou a citação para o julgamento dos acusados no âmbito da matéria relacionada com os investimentos financeiros da Secretaria de Estado em Londres. O julgamento terá início na audiência de 27 de julho”, disse a Santa Sé em comunicado.

A decisão ordena que Becciu, cujo escândalo culminou em sua renúncia, responda “pelos crimes de peculato e abuso de poder também em regime de concorrência, bem como por suborno”.

Ainda de acordo com a nota, uma ampla investigação judicial permitiu constatar que a atividade dos acusados resultou em “consideráveis prejuízos para as finanças do Vaticano, tendo-se utilizado também os recursos destinados às obras de caridade pessoal do Santo Padre”.

A Santa Sé enfatiza que a decisão tomada está “diretamente relacionada às indicações e reformas” do papa Francisco, no “trabalho de transparência e limpeza das finanças do Vaticano”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios