Notícias

Morre aos 93 anos o italiano Edoardo Mangiarotti, multicampeão olímpico e “lenda” da esgrima

Morreu aos 93 anos, o multicampeão olímpico e lenda da esgrima, Edoardo Mangiarotti. O italiano estava em sua casa, em Milão.

Mangiarotti é o maior campeão olímpico da Itália, tanto no número de ouros (seis) quanto no total de medalhas (13). Sua primeira conquista, um ouro, foi em Berlim 1936, com 17 anos, e suas últimas (um ouro e uma prata) nos jogos de Roma, em 1960, com 41 anos.

Na esgrima, é o maior vencedor no número total de medalhas olímpicas, porém com um ouro a menos que o húngaro Aladár Gerevich. Mangiarotti competia individualmente e em equipes, e dominava duas das três armas: a espada e o florete.

O presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Petrucci, se pronunciou: "nossa medalha de ouro está agora no paraíso. Ele era o homem das Olimpíadas: um atleta extraordinário… e um ponto de referência não apenas para o mundo da esgrima, mas para todo o esporte italiano".

Em Campeonatos Mundiais, Mangiarotti conquistou 26 medalhas, sendo 13 de ouro.

Edoardo Mangiarotti nasceu em Renate, na região da Lombardia, no dia 7 de abril de 1919, e vinha de uma família de esgrimistas. Seu pai foi 17 vezes campeão nacional e representou a Itália nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios