Notícias

Vestes de Paulo VI e João Paulo II serão expostas na Itália

As roupas sacras dos últimos dois pontífices, antecessores a Bento XVI, estarão expostas na mostra "O estilo de um papa: paramentos litúrgicos de Paulo VI e João Paulo II", aberta ao público até 10 de janeiro, na cidade italiana de Vicenza, na região do Vêneto.

A exposição é promovida pela Diocese de Vicenza, pelo Museu Diocesano e pelo Escritório para Bens Culturais Eclesiásticos, e faz parte do projeto "Glória e sinais do Contemporâneo". A iniciativa resulta da associação entre o Museu Diocesano e o Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

As vestes litúrgicas papais foram fornecidas pela Sacristia Pontifícia, que fica a cargo dos padres agostinianos e sob direção de Guido Marini, atual Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

"A Sacristia [Pontifícia] guarda as vestes litúrgicas e os vasos sacros que os Sumos Pontífices usaram no curso da história, entre os quais estão aqueles bens voluntariamente emprestados à mostra de Vicenza", explicou Marini.

Paulo VI (1963-1978) ficou conhecido como o "Papa Peregrino" por ter sido o primeiro pontífice a visitar os cinco continentes. João Paulo II (1978-2005) foi o primeiro papa de origem polonesa e teve o terceiro pontificado mais longo da história.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios