Notícias

Presidente chileno Sebastian Piñera chega à Itália

O presidente chileno Sebastian Piñera chegou hoje em Roma, na primeira etapa de sua viagem internacional pela Europa e Oriente Médio, que durará até 10 de março. 

O avião da Força Aérea do Chile que levava o mandatário aterrissou no aeroporto militar de Ciampino às 14h10 locais (10h10 no horário de Brasília), com uma hora de atraso, mas não deve alterar a agenda de compromissos. 

Junto com Piñera estavam sua esposa Cecilia, o chefe do Cerimonial Diplomático da República, Stefano Ronca, e os embaixadores do Chile em Roma, Oscar Godoy Arcaya na Santa Sé e Fernando Zegers Santa Cruz, e da Itália em Santiago, Vincenzo Palladino. Entre as autoridades chilenas também viajaram os ministros Alfredo Moreno (Relações Exteriores) e Juan Andrés Fontaine (Economia). 

Piñera deve conceder hoje (1º) uma conferência às 18h locais (14h no horário de Brasília) na Universidade Luiss Guido Carli, e às 20h locais jantará na Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), a convite da presidente da entidade, Emma Marcegaglia. 

Na quarta-feira (2), o presidente chileno deve se encontrar no Palácio Quirinale (sede da Presidência italiana) com o chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, e em seguida, com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi no Palácio Chigi.

Antes do encontro com as autoridades italianas, ele visitará a Terceira Universidade Estatal de Roma para conhecer o megaprojeto de cooperação científica e tecnológica entre seu país e a Itália, que é o segundo na Europa, atrás da Alemanha, que mais importa produtos chilenos.

Na quinta-feira (3) Piñera tem agendada uma reunião com o papa Bento XVI e com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. 

Depois de cumprir sua agenda de compromissos na Itália, o chefe do Executivo do Chile viajará para Israel, para a Palestina – reconhecida recentemente pelo Chile como um Estado livre, independente e soberano, Jordânia e Espanha. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios