Notícias

Governo italiano sugere liderança para ações contra Estado Islâmico na Líbia

O governo italiano declarou que está pronto para assumir um papel de liderança nas possíveis ações que a comunidade internacional pretende tomar para conter o avanço do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na Líbia.

Nos últimos dias, Roma tem feito apelos aos organismos internacionais para que adotem medidas conjuntas contra o EI, que está dominando zonas da Líbia, como a cidade de Derna. O tema já está sob análise do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"A reunião do CS sobre a Líbia, além do conteúdo das declarações, é um claro sucesso italiano. Finalmente, o mundo está abrindo os olhos. Agora, precisamos dar um passo adiante", disse o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

Apesar do Egito pedir uma intervenção militar na Líbia, a Itália, que já colonizou o país no passado, afirma que a solução precisa ser política. Ambos, porém, concordam com a necessidade da ajuda das Nações Unidas. "Seremos os solicitantes de uma ação da ONU", disse o ministro italiano do Interior, Angelino Alfano, que está em Washington. "A ONU deve ir até o final nesta história e cumprir a parte que lhe cabe, porque a Itália não tem nenhuma intenção de tomar partido sem a ONU. A rápida evolução dos eventos na Líbia justifica a necessidade da mesma velocidade da parte da ONU e dos organismos multilaterais internacionais", ressaltou.

Nesta semana, a imprensa internacional publicou supostos documentos pertencentes ao EI, os quais demonstrariam a intenção do grupo de dominar o sul da Europa através de infiltrações em navios de imigrantes que partem da Líbia e sequestros de cruzeiros.

Como medida de segurança, a Itália ordenou a retirada de cidadãos que vivem na Líbia. Já o Egito, que teve 21 cristãos coptas decapitados pelo EI, iniciou uma série de bombardeios contra os alvos do grupo em território líbio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios