Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
GASTRONOMIA: Pizzas preferidas dos italianos variam, de norte a sul PDF Imprimir E-mail

Pizza Considerada um símbolo da gastronomia da Itália, a pizza é o prato preferido dos habitantes do país. Em casa, na praia ou na montanha, com a família, parentes ou os amigos, o consumo da "redonda" é universal, mas a preferência de sabores varia em cada região.


No norte, os homens preferem as pizzas de presunto com cogumelos. Já no sul, por exemplo, na cidade de Nápoles a favorita é a de mussarela de búfala. Já as mulheres, sempre à procura do corpo perfeito, gostam mais das vegetarianas.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Buitoni com mais de 4 mil italianos com idades entre 18 e 65 anos, os sabores preferidos em cada região: no norte, de presunto e cogumelos (89%) e a clássica margherita (87%); no sul, mussarela (82%), marinara (71%) e atum e cebola (64%).

No entanto, entre as mulheres a preferida é a pizza norma, com maçãs e ricota salgada, com 67%, seguida pela de frutos do mar, com 59%, e de tomate cereja, alcaparras e azeitonas, com 45%.

Os dados, verificados pela Web Opinion Analysis (WOA), foram recolhidos através de um monitoramento online nas principais redes sociais, blogs, fóruns e comunidades dedicadas à comida italiana, principalmente à pizza.

Além de símbolo culinário, a pizza é considerada por 52% dos italianos como "símbolo de socialização e compartilhamento" e por 45% como "um prato forte da cozinha nacional".

"A tradição desse prato nasceu na rua, um lugar popular. Um verdadeiro microcosmo, com valores e simbologias importantes para nós italianos, para quem a pizza é um símbolo e uma síntese", afirma a antropóloga alimentar Lucia Galasso.

Com o crescimento da busca por alimentação saudável, as pizzarias estão cada vez mais acrescentando aos cardápios opções leves e naturais. Em Roma, por exemplo, foi recuperada a tradicional da "pinsa", uma pizza mais leve e de fácil digestão.

"A pizza evoluiu, os ingredientes que se usa a enriquece e a torna fascinante para todos os nossos sentidos. É um prato que desafia todas as estações, renovando sua ligação profunda com a nossa tradição e nossa identidade cultural", completou Galasso.

De acordo com a consultoria italiana Doxa, o mercado da pizza movimenta "números astronômicos". 56 milhões de redondas são vendidas por semana, com uma arrecadação de cerca de US$ 3 bilhões por ano, sendo uma boa parte por meio do consumo de congelados.

O tipo de forno também desempenha um papel muito importante no resultado final da produção de pizzas. Os mais populares são os artesanais, com tijolos e grandes cúpulas, uma tendência entre os napolitanos.

Mas afinal, qual é o melhor dia para saborear uma pizza? Oito italianos em cada 10 preferem fazer a refeição durante o fim de semana: 32%, no sábado; 25%, no domingo; e 22%, às sextas-feiras. No entanto, no verão, durante os dias de semana, especialmente nos feriados, também sobe o consumo das amadas pizzas. (Ansa)

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Gasparini
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed