Notícias

Berlusconi denuncia clima “jacobino” e “justicialista” na Itália

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, denunciou a existência de um clima "jacobino e justicialista" na Itália que, segundo ele, não ajuda o país.

Em comunicado divulgado pela Presidência do Executivo, Berlusconi evitou falar das últimas polêmicas surgidas em torno de seu gabinete, sobretudo depois que a oposição anunciou uma moção de censura contra o subsecretário de Economia, Nicola Cosentino, após ser divulgado que ele é investigado por tentar influir na magistratura italiana para beneficiar o governo.

"O clima jacobino e justicialista no qual alguns estão tentando fazer nosso país voltar a cair não é em absoluto de ajuda", comentou Berlusconi, que afirma que está continuamente legitimado pela aprovação dos cidadãos.

O primeiro-ministro da Itália assegura, além disso, que colocará todo seu "empenho", junto ao de seu governo e o da coalizão que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), forma com a federalista Liga Norte (LN), para "impedir que se volte a um passado que os italianos já não querem".

Entre as questões polêmicas que rodeiam o líder estão também o plano de ajuste orçamentário de mais de 24 bilhões de euros aprovado por seu Executivo em maio e que atualmente tramita no Parlamento italiano.

"O país, nesta fase de saída da crise econômica global, necessita de eleições precisas e de responsabilidade e, portanto, de uma plena governabilidade", afirma Berlusconi.

"O governo tem em seu coração o interesse dos cidadãos e, portanto, pretende levar a uma aprovação rápida o plano de ajuste que estabilizará as contas públicas, como pediu a Europa, apesar da presença de uma situação melhor de nossas contas frente a outros membros", acrescenta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios