Notícias

POLÍTICA: Primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, assume pasta de Transportes interinamente

O premier da Itália, Matteo Renzi, se reuniu com o presidente Sergio Mattarella para discutir o nome do futuro ministro de Infraestrutura e Transportes do país, após a renúncia de Maurizio Lupi.

 

Realizado no palácio do Quirinale, sede da Presidência da República, o encontro durou cerca de uma hora e definiu que Renzi assumirá a pasta interinamente para ter tempo de escolher o nome ideal para ocupar o posto.

 

Atualmente, o mais cotado para substituir Lupi é Graziano Delrio, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho dos Ministros e um dos políticos mais próximos ao premier.

 

O ex-ministro dos Transportes passou a ser questionado após escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelarem uma relação bastante próxima de seu filho, Luca, com o empresário Stefano Perotti, preso na semana passada por causa de seu suposto envolvimento em um escândalo de corrupção em obras públicas.

 

O esquema seria liderado por Ercole Incalza, chefe do departamento técnico do Ministério e exonerado depois da divulgação do caso. Ele também foi preso junto com Perotti. Embora não exista nenhuma evidência da participação de Lupi nos desvios, a proximidade dele e de sua família com os detidos provocou constrangimentos e pressões da oposição.

 

Francesco Cavallo, empreendedor de Milão também acusado de integrar o esquema, teria bancado uma passagem aérea para a mulher do ex-ministro, Emanuela Dalmiglio, participar de uma convenção do partido Nova Centro-Direita (NCD) em Bari.

 

Porém a acusação mais grave diz respeito a Luca, que teria conseguido um emprego com Perotti em troca de diversos favores concedidos por seu pai ao empreiteiro. Lupi assumira a pasta de Infraestrutura e Transportes em abril de 2013, no início do mandato de Enrico Letta, e foi mantido por Matteo Renzi quando este tomou posse como premier.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios