Notícias

Ferrari será dissociada da FCA, anuncia Marchionne

A Ferrari irá se separar da Fiat Chrysler Automobile (FCA), criada com a fusão da montadora italiana com a norte-americana, segundo um anúncio feito pelo CEO do grupo, Sergio Marchionne.

O CEO disse que a medida se trata de uma operação de spin-off. A separação será efetuada com uma oferta pública de cerca de 10% da participação da FCA na Ferrari. A parte restante da participação da FCA na Ferrari será distribuída entre seus próprios acionistas.

As ações da Ferrari, por sua vez, serão cotadas nos Estados Unidos e "em um outro mercado europeu", disse Marchionne, sem especificar qual. A operação de spin-off deve ser concluída em 2015.

A decisão faz parte de um plano para garantir a estrutura de capital apropriada para sustentar o desenvolvimento, a longo prazo, da FCA, de acordo com Marchionne.

Em setembro, o chefão Luca Cordero di Montezemolo anunciou sua saída da presidência da Ferrari, após negar várias vezes que se afastaria da empresa.

"Estou feliz com esse novo passo, dado rumo à estratégia de desenvolvimento da FCA. A separação da Ferrari preservará a renomada tradição italiana", comentou, por sua vez, o presidente da FCA, John Elkann.

Logo após a notícia da separação, os papeis da FCA registraram alta de 17%, motivados pelo entusiasmo do mercado. O anúncio sobre o spin-off da Ferrari ocorreu durante a apresentação dos resultados do grupo no terceiro trimestre de 2014.

"Demonstram uma sólida performance, em um contexto difícil de mercado, particularmente na América Latina", disse o presidente-executivo da FCA. No Brasil, a venda de automóveis deve encerrar o ano com quedas de 9%, comparado com 2013. "Estamos em linha para alcançar os objetivos impostos para 2014. Com a criação da FCA e sua estria na Bolsa de Valores de Nova York, iniciamos uma nova fase como empresa global, com possibilidades cada vez maiores", ressaltou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios