Notícias

Agência de classificação de risco “Moody’s” irá rever rating da União Europeia se crise perdurar

A agência de classificação de risco Moody's assinalou que a zona do euro e os demais países da União Europeia (UE) correm o risco de ter seus ratings "revistos" caso não haja medidas no curto prazo para estabilizar a crise econômica.

De acordo com a agência, a rápida escalada da crise do débito da área do euro e dos bancos colocam em risco os ratings do bloco, que podem ser revistos na ausência de medidas para estabilizar as condições dos mercados de crédito até o primeiro semestre de 2012, quando a empresa terminará a reavaliação do risco regional.

De acordo com a Moody's, a probabilidade de um default múltiplo entre os países da zona do euro já não é irrelevante. Para a empresa, quanto mais a crise de liquidez se prolongar, mais rapidamente aumentará a possibilidade de default na região.

A agência citada teme que uma série de defaults aumente a probabilidade de que um ou mais países não apenas sigam o exemplo como abandonem o euro.

A empresa avaliou que, nas últimas semanas, a probabilidade de um cenário negativo para a UE aumentou, com "a incerteza política na Grécia e na Itália e o agravamento das perspectivas econômicas". 

"A rápida escalada da crise do débito da zona do euro e do setor bancário é uma ameaça a todos" os ratings soberanos europeus, considerou a Moody's, que crê que a região ainda "tem pontos de força financeiros e econômicos", mas apontou "a fraqueza institucional" como elemento que "continua impedindo a resolução da crise e pesando sobre os ratings".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios