Notícias

Italianos se envergonham com nova gafe de Silvio Berlusconi

A mais recente gafe internacional de Silvio Berlusconi, na ocasião em que ele se queixou ao presidente dos EUA, Barack Obama, sobre seus problemas com juízes, foi recebida com constrangimento, zombaria e desprezo na Itália. Obama parecia perplexo quando as câmeras de televisão captaram o primeiro-ministro italiano conversando com ele em uma reunião do Grupo dos Oito, na França, e fazendo uma de suas tiradas sobre os juízes que o convocaram para quatro julgamentos simultâneos. Microfones captaram Berlusconi dizendo a Obama, durante uma pausa na reunião do G8: "Apresentamos uma reforma da justiça que é fundamental para nós. Na Itália, temos quase uma ditadura de juízes de esquerda.."

O incidente gerou ampla cobertura negativa da imprensa apenas dois dias antes das eleições locais, no domingo e segunda-feira, nas quais Berlusconi corre o risco de sofrer uma humilhante derrota que poderia marcar o declínio de seu domínio político na Itália.

"O primeiro-ministro claramente perdeu a cabeça", disse o jornal de esquerda La Repubblica, em um editorial de primeira página.

Pierluigi Bersani, líder do maior partido da oposição, fez piada, dizendo que Berlusconi devia estar pedindo a Obama para uma ação militar da Otan contra os juízes.

A associação nacional de juízes se enfureceu com as observações. "É muito grave que uma instituição fundamental do Estado seja denegrida diante de um dos mais poderosos chefes de Estado do mundo", disse o líder da associação, Luca Palamara.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios