Notícias

Itália foi alvo de espionagem dos Estados Unidos e Reino Unido

A Itália teria sido alvo de espionagem dos Estados Unidos e do Reino Unido, afirmou o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável por divulgar informações do ex-agente Edward Snowden. "A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) leva adiante muitas atividades de espionagem contra governos europeus, inclusive contra o italiano", disse Greenwald, em entrevista ao jornal italiano L'Espresso.


A íntegra da reportagem será publicada amanhã. Segundo o jornalista, a Itália não teria sido espionada somente pelo programa de vigilância norte-americano Prism, mas também por um sistema britânico, paralelo e convergente ao dos EUA, chamado Tempora.

De acordo com ele, o Tempora funciona com base na coleta de dados de fibras óticas, as quais carregam informações de telefonemas, e-mails e tráfego de Internet. Ao todo, três cabos submarinos com terminais na Itália estariam sob monitoramento britânico.

Entre os temas que interessam aos britânicos, não estaria só a luta contra o terrorismo, mas também as "intenções políticas dos governos estrangeiros" e assuntos militares e econômicos. Os dados seriam, posteriormente, compartilhados com a NSA, segundo Greenwald.

O pior de tudo, de acordo com Greenwald, é o possível envolvimento de espiões italianos nessas práticas. Documentos de Edward Snowden apontam que os serviços de inteligência italianos mantêm um "acordo de terceiro nível" com os britânicos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios