Notícias

POSTE ITALIANE: Estatal italiana de correios estreia na Bolsa de Valores de Milão

A Poste Italiane, empresa que administra os serviços de correios na Itália, fez sua estreia na Bolsa de Valores de Milão, em uma das ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) mais esperadas do ano no país.

 

Na pré-abertura do mercado, o valor do papel, fixado em 6,75 euros, chegou a subir 9,26%, mas foi perdendo força ao longo do dia e fechou em queda de 0,74%. O desempenho do título acabou sendo influenciado pela cautela na Europa em relação à expectativa da decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, sobre as taxas de juros nos Estados Unidos.

 

"Essa é uma passagem histórica para a empresa, e espero que o seja também para o país", afirmou o CEO da Poste, Francesco Caio. A estatal colocou no mercado cerca de 40% de suas ações, e os 60% restantes permanecem nas mãos do Ministério das Finanças.

 

Esse é o primeiro IPO de uma companhia controlada pelo governo italiano desde 1999, quando a Enel, que atua no setor de energia, estreou na bolsa. No ano que vem, devem abrir seu capital a Enav, sociedade responsável pela gestão do tráfego aéreo na Itália, e a Ferrovie dello Stato, que cuida das ferrovias.

 

A ideia do primeiro-ministro Matteo Renzi é usar esses recursos para reduzir a elevada dívida pública italiana, atualmente em cerca de 130% do Produto Interno Bruto (PIB).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios