Notícias

ECONÔMIA: Inflação na Itália sobe para 2,1% em janeiro

Em janeiro de 2011 a inflação pulou para 2,1% em uma base anual, contra 1,9% de dezembro. Trata-se do valor mais elevado desde dezembro de 2008, segundo o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat) em suas estimativas provisórias, acrescentando que sobre a base mensal a taxa foi de 0,4%.

Pesam sobre o aumento os alimentos não processados, em particular verduras e legumes frescos, cujos preços subiram 12% em uma base mensal e 11,7% sobre a anual. 

A gasolina também disparou: em janeiro de 2011 aumentou 11,3% (contra 9,9% de dezembro) em uma base anual e 3,5% no mês. 

Adusbef e Federconsumatori: especulação do mercado:

A inflação de 2,1% é um dado "muito grave", opinam os presidentes de Federconsumatori e Adusbef, Rosario Trefiletti e Elio Lannutti respectivamente.

Para as duas associações "é totalmente inacreditável e incompreensível que os preços continuem subindo em uma situação de crise em que se encontram as famílias italianas". E acrescentam: "É claro que existem especulações em curso, contra as quais é preciso agir com determinação". (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios