Notícias

Presidente Giorgio Napolitano cobra reformas aos partidos políticos em seu discurso de posse

O presidente reeleito da Itália, Giorgio Napolitano, realizou um discurso muito duro durante sua cerimônia de posse como mandatário italiano.

Após jurar fidelidade à Constituição, Napolitano agradeceu os partidos políticos que lhe acordaram a confiança, mas em seguida cobrou aos partido políticos as reformas que o país está pedindo há muito tempo e lembrou as responsabilidades deles na "falta de soluções satisfatórias" aos pedidos de reformas e renovação da política.

Aplaudido mais de 30 vezes durante seu discurso, Napolitano pediu aos partidos políticos que não se deixem tomar pela "auto-indulgência".

"Prevaleceram os conflitos, os atrasos, as hesitações sobre as escolhas a serem feitas, por cálculos de conveniências, táticas e decisões instrumentais. Isso condenou à esterilidade ou a resultados minimalistas entre as forças políticas e os debates no Parlamento", disse Napolitano em seu discurso.

A parte mais dura do discurso do Napolitano foi quando o mandatário acusou as forças políticas italianas de ter uma co-responsabilidade na "propagação da corrupção em diferentes esferas da política e da administração, e também responsáveis pela falta de resultados na área das reformas".

O presidente da República não poupou de criticas o Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-comediante Beppe Grillo, convidando os parlamentares a colaborar com as outras forças políticas, a não exagerar com as manifestações de praça e voltar para a normal dialética democrática parlamentar. 

Napolitano, que tem 87 anos, foi reeleito para um segundo mandato de sete anos. Ele declarou que cumprirá seu novo encargo "até quando a situação do país e das instituições me sugerirá e até que minhas forças permitam".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios