Notícias

Comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara aprovam envio de armas da Itália a curdos

As comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara dos Deputados da Itália aprovaram a resolução que permite o envio de ajuda militar à população curda do Iraque.

No Senado, o texto foi aprovado por 27 votos a 4. Já na Câmara, a resolução teve o aval de 56 deputados, contra 12. A aprovação vem no mesmo dia em que o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, realiza uma visita surpresa ao Iraque para se reunir com lideranças políticas locais.

Em Bagdá, o premier garantiu o apoio da Europa ao país, que enfrenta uma crise com jihadistas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês), além de tensões políticas envolvendo o resultado das últimas eleições. Em discurso às comissões, a chanceler italiana, Federica Mogherini, afirmou que o Isis apresenta "uma ameaça" para o Iraque, para o mundo e para a Itália. "O que está acontecendo no Iraque é excepcional devido à gravidade e ao impacto na população civil", disse a ministra. "É um dever político, mas, sobretudo, moral, responder a este drama humanitário, destacou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios