Notícias

Itália e Brasil estão empatados em ranking de corrupção

Itália e Brasil estão empatados na 69ª colocação no ranking da corrupção criado pela ONG Transparência Internacional.

Em um total de 100 pontos, os dois países conquistaram menos da metade, com apenas 43. No ano passado, o Brasil tinha marcado 42 pontos e a Itália também tinha atingido 43. Pela metodologia da ONG, quanto mais próximo de 100, menos corrupta é uma nação.

Na liderança, pelo terceiro ano consecutivo, aparece a Dinamarca (92 pontos). Em segundo lugar, vem a Nova Zelândia (91), em terceiro está a Finlândia (89), em quarto, a Suécia (87) e em quinto, Noruega (86).

Já os países mais corruptos do mundo são a Somália (8) e a Coreia do Norte (8). Entre os que ficam no fim da classificação estão ainda: Sudão, no 173º lugar, o Afeganistão em 172º e o Sudão do Sul em 171º.

Na América do Sul, o Chile e o Uruguai foram considerados os menos corruptos e ambos dividem a 21ª colocação. A Venezuela foi classificada como a nação mais corrupta do continente, ficando na 161º colocação.

O ranking com o Índice de Percepção da Corrupção, criado em 1995, aponta a percepção que a comunidade internacional tem sobre a transparência de cada governo. Ele é feito com base em pesquisas internacionais de diversas entidades e ONGs que monitoram o setor político.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios