
Uma pesquisa realizada na Itália apontou que o consumo de massas desperta emoções positivas nas pessoas.
O estudo foi conduzido pela Università Cattolica del Sacro Cuore, com apoio do Grupo Barilla, um dos principais fabricantes de macarrão do país, e publicado na revista Food Science & Nutrition, sugerindo que as massas estão associadas ao aumento da felicidade, à redução do estresse e à melhora na qualidade de vida em geral.
Liderada pelo professor Francesco Pagnini, psicólogo clínico com passagens anteriores pela Universidade de Harvard, a pesquisa ouviu 1.532 italianos e mostrou que 41% dos entrevistados associam o macarrão à família, 21%, a emoções positivas, 10%, ao prazer de comer, e 7%, ao conforto e relaxamento.
“Nossa pesquisa indica que o simples ato de compartilhar uma refeição com macarrão pode criar conexões emocionais duradouras e proporcionar conforto como nenhum outro alimento”, afirmou Pagnini.
“Outros alimentos, como arroz, pão, pizza, carne e fast food, não foram associados a um aumento semelhante da felicidade quando consumidos na presença de outras pessoas. Os dados sugerem que a combinação de macarrão e interação social é um impulsionador significativo da felicidade”, acrescentou.
Ainda de acordo com o estudo, 44% dos participantes comem macarrão de duas a três vezes por semana, e 23,9% o fazem diariamente. As massas também estão ligadas a sensações de saciedade (34%), satisfação (29%) e felicidade (10%).