
O Papa Leão XIV recebeu o presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda, para discutir a situação internacional, com destaque para o agravamento do conflito na Ucrânia.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro no Palácio Apostólico do Vaticano foi uma “oportunidade para uma troca de pontos de vista sobre algumas questões de relevância internacional, com especial atenção à guerra na Ucrânia”.
Neste contexto, Leão XIV e Nausėda ressaltaram “a preocupação com o sofrimento causado pelo conflito e a necessidade de intensificar os esforços diplomáticos, de modo a evitar um agravamento da crise e as suas consequências imprevisíveis e dolorosas”.
Durante a audiência, os dois também reafirmaram as boas relações entre a Santa Sé e o país.
Logo após, o presidente lituano também reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
“As conversações, realizadas em clima cordial, destacaram a satisfação pelas boas e frutíferas relações existentes entre a Santa Sé e a Lituânia”, destaca a nota.



