Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: CRISE ECONÔMICA: Banco Central Europeu pressiona Itália em meio a incertezas sobre dívida
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > CRISE ECONÔMICA: Banco Central Europeu pressiona Itália em meio a incertezas sobre dívida
Notícias

CRISE ECONÔMICA: Banco Central Europeu pressiona Itália em meio a incertezas sobre dívida

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu ao governo da Itália que cumpra seu prometido pacote de austeridade, aumentando a pressão internacional sobre o enfraquecido primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

O apoio do BCE é essencial porque a autoridade monetária tem comprado bônus italianos nos mercados para manter os juros baixos o suficiente para Roma continuar tomando empréstimos sem precisar recorrer a linhas de crédito emergenciais da União Europeia ou do Fundo Monetário Internacional (FMI).

https://www.provincia.biella.it/

Trichet disse que as medidas anunciadas em 5 de agosto, quando Berlusconi prometeu equilibrar o Orçamento até 2013, são "extremamente importantes".

"É, portanto, essencial que os objetivos anunciados para a melhora das finanças públicas sejam completamente confirmados e implementados", disse Trichet em entrevista ao jornal financeiro italiano Il Sole 24 Ore.

Os comentários de Trichet salientam a crescente preocupação com o lento progresso da Itália na questão fiscal.

"Os mercados financeiros e os investidores domésticos e internacionais estão preocupados com a credibilidade da política econômica (da Itália)", disse Nouriel Roubini, um dos economistas que previram a crise financeira global.

"Há o medo de que a liderança do país esteja abalada", afirmou em conferência na cidade italiana de Cernobbio.

Imerso em profundas divisões pessoais e políticas, o governo tem tido dificuldades para sustentar o plano de austeridade apresentado no início de agosto, propondo e rapidamente abandonando medidas como impostos mais altos para pessoas de alta renda e mudanças na Previdência.

Ministros têm insistido que o compromisso fiscal será respeitado, mas críticos —incluindo o sindicato CGIL e a associação Cofindustria— reprovam a indecisão do governo. A federação dos empresários do país descreveu as medidas na quinta-feira como "fracas e inadequadas".

https://www.provincia.biella.it/

Berlusconi, já envolvido em uma série de escândalos, foi atingido por novas revelações na quinta-feira em um caso de extorsão. Seu isolamento foi ressaltado por comentários gravados pela polícia em julho, nos quais ele fala em deixar "esse país de m…" em poucos meses.

As dúvidas do mercado a respeito da Itália e sua dívida de 1,9 trilhão de euros estão refletidas nos juros dos títulos de 10 anos do país, que têm subido constantemente após terem caído, no mês passado, quando o BCE interveio no mercado.

Os juros dos bônus, que haviam recuado dos recordes de mais de 6 por cento em agosto, voltaram a subir para 5,24 por cento. Economistas consideram que juros de cerca de 7 por cento são insustentáveis para a dívida pública.

Você pode se interessar também por ...

Estudante de universidade italiana é libertado no Egito
Itália apreende mais de 300 kg de cocaína do Brasil
ECONOMIA: Italianos estão com a “síndrome dos descontos” e acabam gastando mais do que o necessário
Voo fretado resgata 127 italianos bloqueados no Oriente Médio
Justiça italiana pede autópsia do corpo de Eluana
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

União Europeia recomenda aos 27 Estados-membros reduzir consumo e apagar luzes desnecessárias à noite, devido a crise energética

Fabio Botto
Fabio Botto
28 de setembro de 2026
Calor extremo custou 28 bilhões de euros à Itália neste verão, aponta estudo
Região do Vêneto, norte da Itália, está entre os 25 “Melhores destinos para viajar em 2027”
Papa Leão XIV encerra viagem à França com apelo por “reconciliação” entre povos
Papa Leão XIV alerta contra “ilusão do rearmamento” na Europa
Erupção do Etna mantém aeroporto no sul da Itália fechado pelo 3º dia consecutivo
Brasileiro morre na Itália após cair com moto em fosso
Roma obtém sinal verde para iniciar obras de seu novo estádio na Itália
Suspeito de ter matado e esquartejado homem na Itália ligou para ex após crime
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?