
Foi-se o tempo em que um aperitivo italiano – tradição que remonta à Roma Antiga, quando a elite apreciava bebidas doces acompanhadas de petiscos para abrir o apetite – custava entre 3 e 4 euros. Na era do Instagram, onde influenciadores postam suas visitas, lotam casas e fazem os preços inflacionarem, há destinos turísticos em Roma no qual um aperitivo pode chegar a custar 15 euros (por volta de R$ 93). Essa armadilha acontece especialmente perto do Coliseu e do Panteão de Agripa.
O preço de um Aperol Spritz virou um termômetro para saber quais áreas devem ou não ser frequentadas. A bebida à base de Aperol, prosecco, água com gás e uma rodela de laranja pode ter seu preço elevado às alturas dependendo do décor e da localização do bar ou restaurante. Quando questionados pelo site Wanted in Rome, os donos de estabelecimentos romanos argumentaram que os aluguéis em áreas turísticas são caríssimos assim como os impostos. Uma terceira justificativa seria a necessidade de modernizar o décor com frequência para atender o público viajante e conectado às redes sociais. Compartilhar status em redes sociais custa caro. E acreditar em influenciadores que não levam em consideração todos os pontos a serem analisados, a exemplo do custo-benefício, pode ser uma armadilha.



