Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Após muita polêmica, reforma trabalhista italiana é aprovada
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Após muita polêmica, reforma trabalhista italiana é aprovada
Notícias

Após muita polêmica, reforma trabalhista italiana é aprovada

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Em uma reunião de quase três horas, o Conselho dos Ministros da Itália, presidido pelo premier Matteo Renzi, aprovou os decretos da reforma trabalhista que promete enfrentar os altos índices de desemprego do país e ajudá-lo a sair de uma crise econômica que já dura seis anos.

Entre as várias mudanças promovidas pelo governo, a principal delas é a flexibilização da reintegração obrigatória de funcionários demitidos sem justa causa. Até então, pessoas que fossem mandadas embora sem motivo justificado ganhavam na Justiça o direito de serem recontratadas nas mesmas condições de antes, além do recebimento de indenização.

https://www.provincia.biella.it/

A norma valia para empresas com mais de 15 empregados, mas agora foi extinta para as demissões por motivos econômicos (desde que legítimas). Para os casos disciplinares, ela segue em vigor. No entanto, ela só terá efeito sobre os contratos assinados a partir de 1º de janeiro de 2015, e as companhias ainda precisarão pagar multa rescisória aos funcionários demitidos.

A flexibilização desse item representou o maior entrave para o governo aprovar a reforma. Durante os debates no Parlamento, a oposição, sindicatos e uma parte do centro-esquerdista Partido Democrático (PD) – o mesmo de Renzi – acusaram o primeiro-ministro de querer subtrair direitos dos trabalhadores.

No entanto, o premier diz que a medida é necessária para incentivar as empresas a contratarem em uma situação de incerteza econômica. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado e pela Câmara no formato de Lei Delegada, ou seja, ele não disciplinava as novas normas trabalhistas detalhadamente, apenas estabelecia as diretrizes dentro das quais o governo estava autorizado a legislar.

Com o texto aprovado definitivamente no início de dezembro, o Executivo precisava apenas elaborar os decretos da reforma – respeitando sempre as diretivas chanceladas pelo Congresso. A iniciativa também inclui o aumento dos amortizadores sociais (instrumentos de apoio a quem perde o emprego) e simplifica procedimentos e tipos de contrato.

"O Jobs Act [Ato Trabalhista, em tradução livre] concede mais proteção a quem precisa e mais liberdade a quem quer investir. É uma revolução copernicana", disse Renzi, comparando seu projeto à mudança do sistema geocêntrico para o heliocêntrico.

Você pode se interessar também por ...

Italiano infectado pelo ebola diz não ser um herói
ECONOMIA: Itália descrendencia alerta sobre dívida após crise
União Europeia expressa “condolências” por acidente aéreo no Brasil
Itália sanciona decreto que cria renda básica de R$ 4,5 mil
China vence campeonato mundial de confeitaria na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?