Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Adversário compara Matteo Renzi a Augusto Pinochet, mas comete gafe
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Adversário compara Matteo Renzi a Augusto Pinochet, mas comete gafe
Notícias

Adversário compara Matteo Renzi a Augusto Pinochet, mas comete gafe

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Luigi Di Maio, comparou o primeiro-ministro Matteo Renzi ao ex-ditador Augusto Pinochet, mas cometeu uma gafe: ao mencionar o homem que comandou o Chile entre 1973 e 1990, disse que ele tinha governado a Venezuela.   

Líder do partido populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), Di Maio escreveu um texto em seu perfil no Facebook com duras críticas ao premier, principalmente por conta do referendo constitucional que será realizado entre novembro e dezembro.   

https://www.provincia.biella.it/

"[Renzi] Não é um presidente do Conselho [dos Ministros], mas o maior provocador do povo italiano, um presidente não eleito, sem qualquer legitimidade popular, que sorri enquanto as pessoas sofrem. O referendo, ele mesmo está transformando em uma votação sobre seu personagem, que ocupou com arrogância a coisa pública, como nos tempos de Pinochet na Venezuela", disse.   

Pouco depois, o vice-presidente da Câmara corrigiu a mensagem e trocou Venezuela por Chile. A reforma constitucional do primeiro-ministro propõe a extinção do bicameralismo paritário por meio de uma drástica redução dos poderes do Senado, que teria seu número de representantes diminuído de 315 para 100.   

Além disso, nenhum deles receberia salário.   

No entanto, a oposição acusa Renzi de querer concentrar poder em suas mãos e reduzir o papel justamente da Casa onde sua maioria é mais estreita. O premier também é frequentemente criticado por ter chegado ao Palácio Chigi por meio de uma manobra de bastidores, derrubando Enrico Letta (2013-2014).   

"Não sabe ler emails e fala sem nenhum sentido sobre Pinochet.   

Mas Di Maio sabe onde fica o Chile?", escreveu no Twitter o senador Andrea Marcucci, do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), liderado por Renzi. "Atacar o premier é legítimo. Comparar a Itália a uma ditadura é repugnante", acrescentou o subsecretário da Presidência do Conselho de Ministros, Luca Lotti, um dos aliados mais próximos do chefe de governo.   

Luigi Di Maio tem apenas 30 anos, mas já ocupa um lugar de destaque na política italiana. Além de vice-presidente da Câmara, é uma espécie de líder do M5S, abaixo apenas do humorista Beppe Grillo. No entanto, como o comediante não pode concorrer a cargos públicos devido a uma condenação na justiça, cabe ao deputado o papel de principal nome do movimento nas instituições. (Ansa)

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Trump volta a atacar Meloni e diz que relação com Itália “não é a mesma”
LIVRO: Descubra a Itália por meio das histórias de 58 chefs, através da obra “Cronache Golose”
Cardeal volta atrás e desmente viagem do Papa Francisco a El Salvador
Itália prevê alta em fluxos migratórios com crise no Afeganistão
Itália aprova lei que endurece penas de crimes de violência contra a mulher
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Estudantes tomam ruas da Itália e pedem mais dinheiro para escolas e “menos armas”

Fabio Botto
Fabio Botto
16 de outubro de 2026
Problema técnico provoca caos em controle de tráfego aéreo na Itália
Inflação na Itália avança em setembro e tem maior valor em três anos
Fonte inspirada em caligrafia do italiano Michelangelo Buonarroti passa a integrar pacote Office
Caminhoneiros da Itália ameaçam greve nacional devido à alta dos combustíveis
Itália e Espanha caminham para revogar controles de passaportes
Vaticano divulga primeiras fotos do Papa Leão XIV após internação. Boletim médico confirma melhora constante
Itália cria “Manifesto do Panetone” para proteger iguaria nacional
Governo italiano desenha Orçamento com 23 bilhões de euros para famílias e empresas
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?