Notícias

Escritor italiano Roberto Saviano diz que Itália e México serão o futuro do narcotráfico

O escritor e jornalista italiano Roberto Saviano sustentou que o México e a Itália "são o futuro do narcotráfico no mundo" e opinou que a relação entre o crime organizado de ambos os países "começa a passar dos negócios para o âmbito cultural".

 

Saviano disse também que na Itália já se venera o santo Jesús Malverde, chefe dos narcotraficantes mexicanos, que em vida, no início do século XX, foi uma espécie de Robin Hood.

 

Em uma entrevista ao jornal mexicano Reforma, o escritor do best-seller "Gomorra", no qual contou os meandros da Camorra (a máfia napolitana), afirmou que o problema do narcotráfico deve ser resolvido no país.

 

Nem o México nem a Itália "haviam dado importância para ele (o narcotráfico, ndr)", porque "sempre se pensava que Colômbia era o número um e ninguém se deu conta de que o México havia avançado muito", destacou Saviano.

 

Na opinião do jornalista, o governo mexicano "iniciou muito tarde" o combate ao narcotráfico, que já tem estruturas de poder maiores e mais estáveis que as instituições do Estado, motivo pelo qual "não será possível eliminá-lo apenas com o Exército ou com a agência antidrogas norte-americana"

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios